Pesquisar este blog

24 de jan. de 2013

Sobre a iniciativa ProjectLibre.

Objetivo:

Apresentar a ideia de concepção do programa ProjectLibre.

Visão Geral:

Esta entrevista foi concedida pelos grandes idealizadores do ProjectLibre no mundo inteiro, sei que o texto ficou extenso mas a vale a pena a leitura.

Rich: O projeto do mês outubro é o ProjectLibre, uma alternativa de código aberto para o Microsoft Project. Agora, como isso acontece, eu falei com Marc O'Brien do projeto ProjectLibre apenas algumas semanas atrás. Assim, neste conversa focamos mais nos aspectos comunitários do projeto, e não sobre os aspectos técnicos e funcionais. Aqui está a minha conversa com Marc.


Rich: Olá, Marc. Parabéns por ser projeto do mês. Eu também vejo que você teve um dia de Download recorde ontem.


Marc: notei isso. Tenho que te dizer, que é muito apreciada não apenas por nós, mas eu tenho  um  feedback muito bom com a comunidade. As pessoas estavam muito satisfeitos, porque realmente queremos focar nisso e ter certeza de que podemos obter o progresso com ele, e parte do que é a iniciativa vêm do feedback do usuário. E para que mais pessoas possam usá-lo e obter-nos um feedback melhor. Assim posso dizer que foi excelente. Uma das outras coisas interessantes - e você e eu conversamos sobre isso da última vez - Eu tenho um interesse pessoal na dispersão geográfica do mesmo. E eu tenho de rastreamento não apenas os downloads, mas os países. Estávamos presos em 136 países por cerca de uma semana, e com essa mudança, nós batemos até, acho que 140 ou 141.

Rich: 142. 142 países.

Marc: eu preciso atualizar minha tela. Desde esta manhã, mais dois países têm ... que fala muito bem ali. Porque eu chequei primeira coisa esta manhã, e foi a 140. Você está certo. 142.





Rich: Isso é legal.


Marc: Ele realmente é. E conforme você e eu conversamos sobre a África pela última vez. Eu acho que o software Open Source em geral, mas este em particular, pode ter um benefício desproporcional , não,  os números-sábios, mas o impacto-sábio, todo o mundo. Isso é uma coisa muito legal.

Rich: A última vez que falou especificamente sobre o projeto e sua história. E isso não foi há muito tempo atrás. Vamos falar um pouco sobre por que você acha que este projeto é importante nesses países.


Marc: Houve muito progresso feito em software Open Source para aplicações de produtividade e aplicativos de negócios. E você pode olhar mais longe do que apenas o OpenOffice e LibreOffice, e veja o impacto que eles têm Milhões e milhões de usuários, e realmente uma alternativa muito agradável para o pacote Office da Microsoft. Você pode olhar para o Google, tanto quanto a nuvem. Office inclui o Microsoft Project. Obviamente, eles têm uma quota de mercado dominante na categoria de gestão de projetos. E parte do guarda-chuva Office inclui projeto. E verifica-se que cerca de 7% de todos os desktop não só incluir o seu pacote Office normal, mas também o Microsoft Project. No ecossistema de software Open Source, é muito difícil fazer esse salto como um negócio, seja ele comercial um grande ou um pequeno negócio, mais software de Código Aberto, se você não tem pacotes complementares através da placa. Você poderia olhar para ele à primeira vista e dizer, 7% não é um número grande, mas mesmo em um negócio de pequeno / médio porte, com 100 funcionários de baixo, você ainda está falando sobre sete áreas de trabalho que necessitam de uma alternativa no espaço Open Source. O ProjectLibre que é alternativa, de modo que você pode realmente abrir arquivos do Microsoft Project, seja em Linux, Mac ou Windows, e você tem uma alternativa. De modo que o impacto da disseminação ProjectLibre é bastante ampla, porque vai permitir que as empresas realmente implantar aplicativos de código aberto no ambiente de trabalho, tais como o OpenOffice ou LibreOffice.

Rich: Até onde vai o terceiro mundo, há uma enorme quantidade de uso de software ilegal. Seu projeto e aqueles como ele também preencher um papel lá. Você pode falar um pouco sobre isso?

Marc: Eu realmente sinto apaixonadamente sobre isso, porque é um dilema moral, em todo o mundo, se você gerenciar seu projeto em uma planilha ou se você pagar $ 1000 em uma cópia do Microsoft Project ou outros fornecedores de software proprietário. Às vezes, nós olhamos no prisma da economia norte-americana, e vemos a pirataria aqui. Pirataria em todo o mundo é um dilema moral - que eles estão realmente tentando descobrir se eles podem efetivamente gerenciar projetos em uma planilha ou se eles precisam piratiar, porque o dinheiro não está lá. ProjectLibre dá-lhes uma alternativa livre, que não só pode gerenciar os projetos no mesmo nível de funcionalidade e características, mas também permite que eles potencialmente salvá-lo se eles têm de interagir com alguém com o software proprietário para que você possa realmente trocar horários. Eu acho que o impacto sobre este mundial será muito significativo, porque os projetos estão ocorrendo em todo o mundo - África, Ásia, Índia, América do Sul - e podemos ver que pelas estatísticas de uso também.

Rich: E é claro que não é apenas em empresas de tecnologia. Todo mundo tem projetos que eles têm de gerir.

Marc Isto é exatamente correto. Gerenciamento de projetos como disciplina é uma disciplina muito interessante. As pessoas ficam seus doutoramentos agora, e seus graus de mestrado, na disciplina de gerenciamento de projetos. Arquitetura, engenharia e construção é um segmento grande. Farmacêutica é um segmento grande. Projetos ocorrem em toda a linha e é muito horizontal, tanto quanto a sua aplicabilidade.



Marc: A comunidade, bem como - estamos entusiasmados com a comunidade. A comunidade ProjectLibre em ProjectLibre.org está se aproximando de 1000 pessoas. E eu tinha grandes expectativas para a participação da comunidade, mas, obviamente, as pessoas estão voluntariamente aderir, e os números de um mês são apenas tremenda para nós. E nós estamos tentando gerenciar a comunidade de forma eficaz, e nós vamos continuar a aperfeiçoar a forma como fazer isso. Tem sido realmente maravilhoso ver quase 1000 pessoas participar da comunidade no primeiro mês.

Rich: Eu suponho que estes são principalmente os usuários do software. Você está vendo também contribuições de código ainda?


Marc: Não, não estamos. Estamos vendo as contribuições da comunidade. As contribuições são principalmente no lado documentação, bem como o lado de tradução. As contribuições de código agora tem realmente sido menor para a equipe, e eu preciso dar um grito para o co-fundador, Laurent Chretienneau, que acabou na França, e está apenas fazendo um trabalho incrível com o grupo. Mas as contribuições de código agora estão ocorrendo internamente, porque é muito complexo, com um monte de erros sendo corrigidos. Mas a comunidade  realmente alcançou os objetivos em relação a traduções, seja chinês, árabe, espanhol, francês, italiano ... Eu poderia continuar. Mas foi realmente ótimo para obter esse tipo de contribuições. Mas, principalmente, a comunidade está fazendo um monte de testes de bug para nós. Com 1000 pessoas, e em rápido crescimento, que vai ser muito benéfico para todo o projeto.


Você e eu temos vindo a apostar no fato de que ele está em 142 países. Mas nos Estados Unidos, cerca de 22% dos downloads são dos Estados Unidos, e estamos vendo os membros da comunidade de empresas Fortune 500 e eles estão prontamente endossando nós. E por isso estamos recebendo um grande retorno. Eu infelizmente, não tenho permissão para usar nomes, mas basta dizer que ele são  realmente empresas Fortune 10 de nível que são facilmente que a adoptem. É realmente legal. Em um caso particular, não estão fazendo isso só internamente, mas também com algumas de suas operações internacionais. Para eles, é capaz de fazer isso de forma eficaz por causa da interoperabilidade com as atuais ferramentas proprietárias, também conhecido como Microsoft Project. Para que, como eles estão rolando isso, pode-se aumentar o que eles têm atualmente implantado e enviar os arquivos e para trás. Em pouco tempo, eu quero começar um estudo de caso lá fora, de modo que isso pode realmente ser muito mais divulgado com informações específicas. Mas eu acho que isso é uma das coisas que foi realmente gratificante, além do uso global, mas também o fato de que é abrangendo desde empresas de pequeno / médio até, como eu disse, uma empresa Fortune 10. Então, isso é realmente grande.

Rich: Marc, muito obrigado por falar comigo novamente. E estou ansioso para ver seus números de download continuar a crescer.

Marc: Rich, eu realmente aprecio isso. Obrigado por todo o apoio, e foi um prazer falar com você de novo também. Obrigado.

A entrevista na íntegra você acompanha neste endereço: http://sourceforge.net/blog/potm-201210/

Nenhum comentário:

Postar um comentário