O ProjectLibre possui um item interessante para controle de recurso, são os recursos materiais. Com o recurso material é possível utilizar um recurso específico, especificar o seu valor unitário, definir a quantidade que será utilizada e com base nessas informações calcular os custos.
Para iniciar, vamos pensar que estamos com um projeto da construção de um prédio. Nesta obra teremos o recurso cimento, cada saco de cimento (preço unitário) custa R$ 20,00 reais. Para concluir a obra de acabamento será necessário 50 sacos.
Vamos calcular o custo desta questão no ProjectLibre.
Acesse a visão Recursos presente na guia Recursos e faça o lançamento do recurso Cimento com valor padrão de R$ 20,00.
Feito o lançamento, agora é hora de voltar a visão de Tarefas. Acesse a guia Tarefas, na visão Tarefas inclua a atividade Acabamento.
Precisamos agora inserir o recurso Cimento na atividade Acabamento.Escolha um dos seguintes caminhos.
- Clique duplo na atividade Acabamento.
- Seleciona e atividade e vá na opção Informações.
Em seguida escolha a guia Recursos - Alocação de Recursos.Selecione o recurso Cimento cadastrado anteriormente e vá em Atribuir - Assign.
Observe que após essa etapa de atribuição será possível ver o recurso Cimento alocado na atividade. A cor amarela indica que o recurso Cimento realmente foi incluso nas propriedades da tarefa e a cor verde que o recurso foi atribuído a atividade. Feche a janela de atribuição de Recursos.
Vamos inserir a coluna Unidades - Units onde faremos a inclusão da quantidade necessária para a obra que são exatamente os 50 sacos.O botão direito do Mouse sobre o nome de qualquer uma das colunas abrir a opção Inserir Coluna. Localize a coluna Unidades - Units e confirme a sua inclusão em OK.
Insira a quantidade de 50 na coluna Unidades e finalize as alterações em Fechar na janela de Informações da Tarefa.
Observe que é exibido a quantidade de 50 logo após o nome do recurso. Isso indica que os procedimentos foram realizados com sucesso.
Portanto para verificar o custo final das atividades insira a coluna Custo. Utilize o botão direito Inserir Coluna. Pesquise pela coluna Custo - Cost.
Veja que o Custo do recurso Cimento,com valor unitário de R$ 20,00 e a quantidade de 50 sacos totaliza R$ 1.000,00 na coluna Custo. Isso ocorre porque houve a multiplicação do (Valor Unitário [20] * Quantidade [50] = Total [R$ 1.000,00].
Espero que tenham gostado do tutorial e consigam utilizar com facilidade esse grande recurso.
Olá, quando vou alocar "Trabalho", temos a coluna unidade máxima =100%, no momento de alocar o recurso à atividade essa % pode ser maior ou menor, dessa forma, gostaria de saber se no caso de um funcionário, por exemplo um Contador, 1 unidade = 100% ou 1 unidade =1% ?
ResponderExcluirOlá Joice. Obrigado por seus comentários. O percentual de 100% no cadastro do recurso informa a quantidade de recursos e de horas que ele esta disponível para trabalhar. Neste caso 8h, ou seja, sua capacidade máxima de trabalho. Situações em que a carga de trabalho é diferente, depois de inserir o recurso na tarefa você mudar a sua carga de trabalho na coluna Work - "Trabalho", exemplo 1h. Ficam disponiveis 7h para você distribuir o trabalho deste recurso em outras actividades. Se a necessidade é aumentar a capacidade de horas desse profissional ai sim concordo, você pode aumentar o percentual para 200% que é igual a 16h e representaria a capacidade de 2 contadores. Espero ter ajudado.
ExcluirPassei muitos dias procurando essa informação.
ResponderExcluirOs vídeos da internet não dar importância a essa informação.
Bem-vindo ao blog Paulo. Que bom que gostou do artigo, fique a vontade para sugerir temas. Sucesso no desafio do conhecimento. Melhores cumprimentos.
ExcluirRodei a internet atrás de dessa informação. Obrigado! Espero poder retribuir a tua ajuda algum dia.
ResponderExcluir