Quando se trabalha gerenciando projeto (s) é muito comum se ter fases, atividades e marcos na estrutura do cronograma. Não que essa estrutura seja ruim, ao contrário, ela é a forma mais comum encontrada na gestão do projeto. No entanto, outra forma de melhorar essa administração é justamente quebrar o projeto em partes menores. Isso facilita bastante o trabalho do gerente de projeto na interpretação, distribuição e na execução da gestão do projeto. A maneira mais comum de realizar esse processo é com a WBS - Work Breakdown Structure, também conhecida como EAP - Estrutura Analítica do Projeto. O que vem a ser a WBS ou EAP?
A WBS (Work Breakdown Structure) é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas (deliverables) necessárias. A WBS organiza e define o escopo total do projeto. Ela subdivide o trabalho do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis, em que cada nível descendente da WBS representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto. Uma importante ferramenta capaz de ajudar a planejar atividades podendo ser utilizada durante todo o ciclo de vida do projeto, para acompanhar o progresso do trabalho (DAYCHOUM, 2005).
Nativamente o ProjectLibre possui uma maneira bem simples de gerar a WBS. Para isso deve se utilizar a visão EAP presente na guia Tarefa.
Porém, além dessa funcionalidade é possível exportar o cronograma para o formato *.xml. Basta para isso, utilizar a opção Salvar Projeto Como e no tipo escolher o formato *.xml.
Isso possibilita a interação do ProjectLibre com outras ferramentas.Gostaria de destacar neste tutorial o site http://wbstool.com/ que permite gerar gratuitamente a WBS do projeto à partir de um arquivo *.xml. Vá até o link Usar Sem Login.
A janela inicial é um tour pela ferramenta para conhecer os seus inúmeros recursos. Clique em Continuar.
Vá até o botão XML e escolha o arquivo *.xml gravado anteriormente.
Aguarde o carregamento e a elaboração da WBS e observe o resultado final da criação.
Portanto, agora é necessário apenas escolher o recurso que mais fácil e que atenda as necessidades de análise e tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário